quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Aconselhamentos Técnicos

Prezado estudante, procure traçar os sinais no menor tamanho possível. Os sinais desta lição estão um pouco aumentado de tamanho apenas para facilitar a visualização dos mesmos. Às vezes, isto acontece também devido as condições configuratórias do escaneamento. No entanto, em nome da boa técnica taquigráfica, repito, procure escrever os taquigramas em tamanho pequeno e suave.

Para engrossar os sinais acalque levemente o lápis no papel. O lápis "4 b" da "Faber" é um dos mais indicados porque à menor pressão engrossa o traçado da escrita.
Quem preferir a caneta, indico a "Pilot BPS GRIP 1.0 "- É uma excelente ferramenta!

Atenção: ao engrossar os sinais não levante o lápis do papel!

O emprego dos sinais grossos requer apenas a feitura de muitos exercícios. Com apenas uma semana de reiterados e repetidos exercícios, o estudante ficará bastante familiarizado com esta importantíssima técnica taquigráfica.

Por que é necessário usarmos sinais grossos? Não seria melhor taquigrafar apenas com sinais finos?

A resposta a esta pergunta está associada à extensão vocabular das palavras da Língua Portuguesa. No nosso idioma predominam as palavras polissilábicas e portanto, um bom método taquigráfico tem que, obrigatoriamente, possuir vários recursos para fazer com que os seus taquigramas tenham um tamanho pequeno e assim, possibilitem uma rápida escrita.
Além disso, foi constatada, em uma pesquisa feita pelo saudoso Dr. Oscar Leite Alves e por outros pesquisadores, que a Língua Portuguesa tem uma particularidade interessante: a altíssima incidência do par fonético tê/dê nas sílabas das palavras. A técnica que iremos estudar fará com que em várias opcasiões não seja mais necessário escrecver o sinal te/de (isto será detalhado a posteriori).
Com o emprego deste recurso, uma quantidade significativa de palavras serão taquigrafadas com taquigramas bem pequenos e rápidos.
Portanto, o engrossamento de sinais trata-se de uma adaptação taquigráfica a uma característica fonética peculiar das palavras da nossa Língua.
No começo este recurso precerá um tanto estranho e de resultado duvidoso. Haverá, talvez, uma certa hesitação em usá-lo. No entanto, tudo em taquigrafia só tem um segredo e uma solução: a feitura de muitos exercícios. Com a força da repetição dos exercícios de cópia, leitura e ditado com palavras, frases, textos tudo será bem assimilado e bem empregado na arte de escrever rapidadmente.
Os sinais grossos são muito importantes e merecem da parte do estudante todo empenho e esforço para bem aprendê-los Aliás, é como já dizia o grande filósofo judeu-holandes Baruch de Spinoza: "As coisas boas são tão excelentes quanto raras; todavia, com muito esforço podem ser conseguidas."
Desejo a todos um bom aproveitamento.
Qualquer maior dúvida envie um e-mail para joriocursos@hotmail.com
Atenciosamente,
Jório Maia

4 comentários:

Unknown disse...

Re: blogs taquigráficos‏
De: Waldir Cury (walcury@superig.com.br)
Enviada: sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008 18:10:41
Para: Jorio Eduardo maia (joriopb@hotmail.com)

Olá Jório!
Parabéns por mais esse passo! Aos poucos você vai formando um "corpus" de ótima qualidade para o ensino do Leite Alves. Estou deveras contente com a sua iniciativa, principalmente pelo fato de você estar se valendo dos meios áudio-visuais que a Informática proporciona para o ensino. Você está vendo como a Informática nos oferece meios ilimitados para ensinar a taquigrafia de modo interessante e divertido. Está tudo muito bom! Parabéns! Calorosos parabéns! Se eu tivesse de lhe oferecer alguma sugestão, esta seria a de que você deve, de agora em diante, procurar auscultar os alunos que estejam estudando com o material online disponibilizado por você. Procure ver se há algum ponto que não tenha ficado claro, que tenha gerado dúvida, e, desta forma, utilizando-se desse "feedback", você poderá ir melhorando este ou aquele ponto, esta ou aquela explicação, e, se for o caso, inserindo mais exercícios que venham aprofundar e solidificar alguma regra, alguma ligação, algum sinal taquigráfico. Foi exatamente assim que procedi. Logo que lancei o curso online, comecei a receber e-mails de alunos com dúvidas neste ou naquele ponto. Aqui mudei a redação, ali coloquei mais exercícios, acolá inseri lista de palavras taquigrafadas. Desta forma fui aperfeiçoando o curso.
Já coloquei os links de mais esses três blogs que você me enviou no final do seu depoimento no "taquigrafia.emfoco". Dá uma olhada: http://www.taquigrafia.emfoco.nom.br/depoimentos.htm
Um grande abraço,
Waldir
----- Original Message -----
From: Jorio Eduardo maia

anônimo disse...

Jorio, Parabéns pelo seu excelente trabalho. Sou estudante de taquigrafia pelo método Oscar Leite e seu curso me ajudou muito. Li todo o curso e agora estou utilizando os ditados que vc disponibilizou com tão boa vontade.
Pena não ter encontrado esse material antes, pois existe tão pouca informação na internet sobre o método Oscar Leite...
À medida que ia lendo, mais eu valorizava o seu esforço, pois ficava imaginando quanto tempo, paciência e amor foram dedicados nesta obra.
Agradeço muito por ter compartilhado seu conhecimento.

Cris

semog disse...

Quero agradecer imensamente por esse trabalho. sou estudante autodidata e ja estou desenvolvendo a velocidade. Vicente

Thiago disse...

Obrigado, Jório por esse material tão didático. Se alguém for estudante igual a mim e estiver interessado em trocar informações entrem em contato comigo pelo email: t.sobreira1980@hotmail.com.